Sobre o Koji.con, o encontro virtual de especialistas em fermentação à base de mofo

Esta rolando nestes dias o congresso @koji.con , um encontro virtual de especialistas em fermentação à base de mofo.


🍚 Ao longo de duas semanas, de 21 de fevereiro a 06 de março, as palestras explorarão as inúmeras aplicações do Koji, o mofo responsável pela fermentação do missô, shoyu, saque e por ai vai…


👾Koji, ou este fungo chamado Aspergillus oryzae, é originário da China e chegou ao Japão por volta do século III a.C.. Usado desde então em inúmeros alimentos fermentados tradicionais do país, chegou a ser designado como “fungo nacional” pela Brewing Society of Japan em 2006.


🧫 Nas condições adequadas para sua formação, normalmente em arroz e cevada, ele pode ser usado para, por exemplo, fermentar açúcares do arroz, o que resulta em saquê e mirim, ou para quebrar as proteínas de grãos resultando em missô, molhos de soja e até garum.


👩‍💻 No Kojicon 2022, a programação explorará a historia e significado cultural desse mofo, maneiras pelas quais a fermentação pode melhorar nossa saúde e a do planeta e as diversas aplicações de mofos em fermentação com álcool, vinagres, charcutaria e até confeitaria.


💵 Os ingressos para o congresso custam apartir de USD 25,00, o que dá acesso a todas as palestras através do envio de links.


👉 Para acessar: kojicon.org ou @koji.con#kojicon2022