top of page

A história do Chocolate

Expedição do @tuju_pesquisa | Cacau da Bahia


Dizem que tudo começou em parte da Amazônia, hoje sudeste do Equador, se estendendo pela floresta peruana até o maior afluente da parte alta do rio Amazonas. Até pouco tempo, acreditava-se que o Cacau tinha sido domesticado na América Central há cerca de 4mil anos. Porém descobertas recentes sugeriram que o fruto do cacaueiro já era consumido há 5,5mil anos pela cultura Mayo-Chinchipe-Marañón, que tinha contato com grupos ao longo da costa do Pacífico, o que explica a chegada do cacau à Mesoamérica. O cacau era extremamente importante para as antigas civilizações como os Maias e os Astecas, que o usava tanto em ritos religiosos como comercialmente.


No Brasil, o cultivo iniciou-se na região amazônica, ideal para a planta uma vez que suas altas temperaturas e chuvas abundantes ajudam o seu desenvolvimento. Na Bahia, o cacau surgiu em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará enviou sementes da variedade Forastero a um fazendeiro baiano que semeou-as no município de Canavieiras. Com clima quente e úmido, a adaptação do cacaueiro na região foi um sucesso. Poucos anos depois iniciou-se o plantio em Ilhéus, conhecida até hoje como Terra do Cacau, e imortalizada por Jorge Amado.


Ao longo do século XIX, fazendas de cacau foram tomando conta da região, tornando-o, no século seguinte, o principal produto de exportação da Bahia. Porém, o surgimento do fungo Moniliophthora perniciosa, que transmite a doença conhecida como vassoura-de-bruxa, em 1989, afetou os cacaueiros, fazendo com que a produção despencasse para quase metade do que uma vez fora produzido.


Por mais de duas décadas, inúmeros estudos vêm sendo desenvolvidos para combater essa praga, principalmente através da busca de novas variedades que sejam resistentes à vassoura, que ainda habita solos baianos, porém, hoje, de forma mais controlada, permitindo o cultivo do cacau na região.


Uma das últimas expedições do @tuju_pesquisa foi para Ilhéus. Tivemos o privilégio de visitar uma das fazendas que produz cacau para a @missionchocolate, marca da nossa amiga @gallardo.arcelia que consideramos que faz um dos melhores chocolates do mundo. Para ler sobre a expedição completa, visite o @tuju_pesquisa




4 comments
bottom of page