Rainha Indiana do Picles

Rainha Indiana do Picles: é assim que ficou conhecida Usha Prabakaran (64), uma ex-advogada de Chennai, no Golfo de Bengala na Índia, autora do livro que se tornou um dos maiores clássicos cults da cozinha indiana: "Usha's Pickle Digest", de 1998.

Limitando-se a “apenas” mil receitas das inúmeras que pesquisou e testou ao longo de uma década, publicou por uma editora independente a primeira tiragem de mil livros sobre picles que esgotaram num piscar de olho. O livro caiu na graça do povo e tornou-se um objeto de desejo bem difícil de conseguir por algum tempo.


🥒 O picles faz sucesso na Índia há milhares de anos e este livro mostra diferentes receitas de muitas partes do país criadas ao longo da história: "Meu trabalho é manter o passado vivo” disse Prabakaran para o @nytimes “A razão para escrever o livro foi garantir que a vasta herança culinária desta terra permaneça no mapa".


🍠 Nas receitas, picles de muitas coisas: manga, limão, ameixa, semente de feno grego geminada, broto de bambu, groselha (foto), hibiscos, nozes verdes, flor de bananeira, cascas, folhas, sementes - e por aí vai - preparados de diversas formas: com sal, vinagre, sucos cítricos, tamarindo, iogurte...



📸 Usha Prabakaran preparando picles de um tipo de groselha de Bengala em sua casa, Chennai, na Índia. Pelo fotógrafo Saumya Khandelwal, New York Times.