Os banquetes da Cidade Proibida

Os banquetes dos imperadores chineses do século XVIII eram bastante diferentes das refeições monárquicas com fins políticos que aconteciam na Europa – vide as refeições pomposas pré revolução francesa.

Na realidade, imperadores chineses da Cidade Proibida - palácio da metade da Dinastia Ming (1368 a 1644) até ao fim da Dinastia Qing (1644 a 1912) - assim como os membros de sua família, comiam sozinhos, cada um em sua habitação, com exceção apenas dos dias de grandes festas como casamentos, aniversários e festivais.


Os documentos conservados da Cidade Proibida possuem minuciosos registros de cardápios, louças, nome dos cozinheiros e conta como estas refeições tinham regras e códigos que deveriam ser seguidos - em termos de quantidades, técnicas, tempos e ingredientes. As refeições dos Imperadores, durante as dinastias Ming e Qing, eram determinadas por médicos com o objetivo de promover a boa saúde dos governantes.

.

🇨🇳 Em 3 de novembro de 1747 o imperador Qianlong (1711-1799) jantava sozinho em seu Palácio de Verão o seguinte menu:

.

🍎Maçãs recheadas com ninhos de andorinha e fatias de peito de frango, cogumelos perfumados, presunto defumado e bok choy (servido numa tigela decorada com ondas vermelhas)

.

🍗Asas de frango envoltas em bok choy e cogumelos, cordeiro com molho de soja, peito de frango salteado, peito de faisão com legumes agridoces, carne a moda Su-chu (servidos em uma tigela esmaltada, com 5 compartimentos)

.

🦌Carne de cervo defumada com soja (servido numa tigela amarela)

.

🐑Guisado de frango, de carneiro e de cabrito (em prato de prata)

.

🐷Porco e carneiro na panela (em bandeja de prata) 🍚Arroz (tigela de prata)

.

🍞Pão “olho de elefante” (prato amarelo)

.

🍯Mel (prato violeta decorado com dragões)

.

🥕Legumes, espinafre e nabos marinados em jasmim (tigela esmaltada, com 5 compartimentos)

.

🎨A pintura retrata o imperador Qianlong da dinastia Qing (o cara do menu acima), comendo um tipo de raspadinha feita com neve, no palácio real durante o Festival da Primavera.