Okusama-techo: Mitsuo Katsui

Okusama-techo (manual das donas de casa), revista criada em 1956 pela Ajinomoto com design gráfico do japonês Mitsuo Katsui. A revista surgiu num momento em que o Japão tinha ultrapassado a escassez do pós-guerra e um sentimento de abundância pairava na vida dos japoneses. Com isso a marca Ajinomoto lançou seu famoso intensificador de sabor que se tornou super popular, levando-a a criar uma área de design e propaganda especifica para seu produto – tornando-se uma das primeiras empresas alimentícias a criar um departamento para isso. A revista nasceu neste contexto, colocando a comunicação da Ajinomoto dentro da casa das pessoas de 1965 ate 1997, com receitas e dicas de lifestyle em suas 64 páginas, virando um ícone nos anos 1960 e 1970 com seu design arrojado e imagens experimentais. Hoje, Mitsuo Katsui, que teve como primeiro trabalho a Ajinomoto, é considerado um dos grandes expoentes do design gráfico japonês e mundial, ganhando diversos prêmios com seus trabalhos coloridos e abstratos.