Conheci a Hatsune Miku há alguns anos com o filho de um amigo que pirava nela. Para quem não sabe, Hatsune Miku é um VOCALOID, um software de síntese de voz, retratada como uma cantora de 16 anos de idade, um verdadeiro fenômeno no Japão. Simplificando, uma cantora virtual famosérrima - em 2014, por exemplo, ela abriu o show da Lady Gaga - que tem vídeos com milhares de visualizações e faz turnês em vários países, para multidões de fãs enlouquecidos pelo holograma da menina (quem lembra do holograma do Tupac em 2012? Isso era só o começo...). Confesso que quando me falaram achei bem estranho, mas a verdade é que, por trás desse personagem de maria chiquinha azul e melodias frenéticas, muitas das letras são densas e repletas de significados - como a maioria das animações japonesas. Bom, o que isso tem a ver com comida? Em 2017, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries) lançou uma campanha promovendo a culinária japonesa para estrangeiros. Com uma diversidade gastronômica enorme ao longo do extenso país, a ideia foi criar um vídeo que apresentasse a tamanha variedade de alimentos do Japão, usando, para promovê-lo, uma famosa cantora do país, que tivesse um forte apelo internacional: Hatsune Miku. O vídeo, intitulado “OISHII TRIP" (viagem deliciosa), é um tour gastronômico que introduz viajantes à culinária local de diversas regiões do Japão, como Hokkaido, Tokyo, Tohoku, Hokuriku, Kyushu e Shikoku.
Vídeo: OISHII TRIP, Hatsune Miku
🎤Coloquei aqui também um show da cantora para dar uma ideia da dimensão e sucesso de Hatsune Miku - seja de carne e osso ou formada por linhas e bits, ídolos são ídolos - sejam palpáveis ou não.
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