Odd Apples

Entre as frutas mais famosas da história, a maçã, além de seu conhecido significado religioso e cultural, também é uma das muitas frutas com inúmeras variedades esquecidas.

🍎 Em seu recém lançado livro "Odd Apples", o fotógrafo William Mullan registrou diferentes espécies de maçãs ao redor do mundo. Depois de muita pesquisa, viagens e degustações, o americano registrou 90 das mais de 7 mil variedades documentadas de maçãs. Algumas raras como a Pink Pearl, com a polpa rosa e branca, desenvolvida em 1944 na Califórnia, a Knobbed Russets com casca áspera, irregular e com textura de batata, a Niedzwetzky, com a polpa bem vermelha e sabor de cereja e a Calville Blanc D’Hiver, cultivada desde 1600 na França, famosas por seu formato irregular.


🍏 “A maçã tem uma esplêndida gama de características estéticas e de sabor: de maçãs com polpa vermelha e rosa, a maçãs em forma de estrelas, velas e sapos, a maçãs com gosto de alcaçuz e bolinho de morango, ” explicou William Mullan, “algumas das melhores maçãs realmente só aparecem fora das estradas e rodovias, ao longo das cercas das fazendas e dentro dos parques das cidades”, acrescentou Mullan.


👨‍🌾 Extremamente difíceis de encontrar, essas variedades evidenciam a tamanha diversidade existente em tantas espécies que passam despercebidas em nosso dia a dia "convenientemente" padronizado e do qual pouco nos damos conta.


📚 Odd Apples, de William Mullan.

📆 Lançamento: setembro de 2021

✒ Edição: Hatje Cantz

👩‍💻 Design: Andrea Trabucco-Campos

📃128 páginas

📦 Pedido antecipado pela amazon.com, em torno de 100 reais.