Minha obsessão pelo Japão e o parque temático Hakone Kowakien Yunessun

Eu sei que faço um pouco de overpost de assuntos ligados à cultura japonesa. Interesse pessoal - que beira o fascínio - a verdade é que os paralelos entre a poética e a excentricidade dessa cultura, para mim, trazem uma profunda complexidade inebriante. O Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão, portanto, não há como não ser tocado pela abrangente cultura nipônica, principalmente em SP. Mas a verdade é que tenho uma obsessão que vai além - quando era criança, contra todos os pediatras de plantão, devorava sushis enquanto meus pais achavam graça. Aos 13 resolvi ter um quarto japonês: tatame improvisado, posters de gravuras do período Edo e luminárias de papel de arroz - 6 meses de mesada para finalmente dormir em um local que mais parecia um izakaya de quinta. Quanto mais pesquiso, mais referências inusitadas encontro. É o caso desse Onsen - casas de banho de águas termais, dos mais diversos tipos: luxuosos, tradicionais, ou (extremamente) pitorescos como o da foto, o Hakone Kowakien Yunessun.


Yunessun é um parque temático de águas termais localizado em Hakone, na província de Kanagawa. Nada convencionais, os banhos do parque incluem tobogãs que levam às águas termais, piscinas zens de cerâmica e, claro, a parte mais curiosa: os banhos de alimentos. Ramen, vinho, café, chocolate, sake… Sim, ao invés de águas termais, são utilizadas comidas e bebidas que, além do aroma e da textura, possuem propriedades medicinais.

🍷Da água pro vinho, literalmente, esse banho de Beaujolais Nouveau disponibiliza uma taça do vinho para tomar enquanto aproveita as propriedades rejuvenescedoras da bebida.

🍜 Meu favorito, o de ramen, te convida a mergulhar em um caldo de porco, missô, alho e pimenta, aparentemente milagroso para a pele devido ao colágeno do porco.

☕ Banho de café, desenhado para combater a fadiga.

🍫Banho de chocolate amargo é hidratante e oxidante, e faz sucesso especial no dia dos namorados.

🥞Banho de maple syrup, misturado com água aromatizada com baunilha.

🍵 De chá verde, feito com ervas cultivadas nas montanhas de Hakone, é um poderoso antioxidante.

🍶 De sake, diluído em água, dizem fazer um bem tremendo para a pele.