top of page

"Metade para mim, metade para você": Honeyland e a importância das abelhas

Hoje é o Dia Mundial da Abelha, data criada pela ONU em 2017. As abelhas são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, de plantas silvestres, para a preservação de ecossistemas e conservação da biodiversidade. A ONU estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo.


🍯 Faz um pouco mais de um ano que falei sobre o documentário "Honeyland", um dos filmes mais lindos e poéticos que já assisti. "Honeyland" acompanha a solitária e bucólica vida de Hatidze Muratova em um vilarejo na Macedônia do Norte, uma das últimas apicultoras selvagens da Europa. Hatidze produz seu mel em paz até a chegada dos novos vizinhos - uma família de nômades. O convívio com os vizinhos é transformador: a princípio a companhia preenche a solidão de Hatidze mas, com o tempo, a relação se modifica quando o patriarca da família não segue os sábios conselhos da apicultura - "Metade para mim, metade para você".


🐝 Gravado ao longo de três anos, o documentário evidencia a importância do equilíbrio entre homem e natureza, através de um triste e emocionante conto sobre luta, persistência e transformação. Vencedor de diversos prêmios, "Honeyland" foi o primeiro filme a ser nominado a ambos os Oscars de melhor documentário e de melhor filme estrangeiro, em 2020.

🎬 Honeyland (2019)

🎞 Documentário / 1h 27m

🕵‍♀️ Dirigido por Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska

👩‍💻 Disponível para aluguel no Youtube


bottom of page