"Last Meal", a última refeição antes da pena de morte

"Last Meal" ou "A última refeição" antes da pena de morte. Esse foi o tema retratado pelo fotógrafo Henry Hargreaves nas fotos acima. Ano passado, após 17 anos, aconteceram nos EUA execuções de prisioneiros federais - algo que não rolava desde 2003. A pena de morte, por mais surreal que soe, pode acontecer em 29 dos 50 estados americanos, e em qualquer outro dos 21 que não preveem a pena caso os crimes sejam considerados federais ou militares.


Antes da execução, o condenado tem direito a escolher sua última refeição, para tentar aliviar a angústia pré corredor da morte. No trabalho "No Seconds" do neozelandês Henry Hargreaves, ele recriou algumas dos últimos desejos de condenados dos Estados Unidos:


"Em minha fotografia, sempre fui fascinado pela mistura do mundano e do extraordinário. Então, enquanto estava lendo sobre os esforços para interromper a tradição da Última Refeição no Texas, isso despertou meu interesse. No momento mais anormal que existe (a morte patrocinada pelo Estado) que tipo de pedidos de comida foram feitos? (...) Na Nova Zelândia (de onde eu venho), e na verdade em quase qualquer outro lugar no mundo desenvolvido, a Pena de Morte simplesmente não está na conversa. É um resquício de uma era anterior. Este pouco de civilidade: "ei, vamos matá-lo, mas o que você gostaria de comer?" acabou de pular da página. Achei que poderia ser uma ideia muito interessante tentar representar isso visualmente. Pesquisar esse tópico personalizou essas pessoas de forma estranha para mim e por um momento consegui me identificar com elas pelo denominador comum da comida."


👉 Agora, a pergunta que não quer calar: - o que você pediria na sua última refeição?