Got Milk? A história do leite

Got Milk? A ideia de uma das campanhas mais famosas da história partiu de uma pesquisa liderada por publicitários em 1993, contratados pela California Milk Processor Board, para aumentar as vendas de leite. Os pesquisadores notaram a relação afetiva e emocional de seus entrevistados com o leite, um produto do dia-a-dia, parte importante na vida das pessoas. A frase ficou famosa na boca de diferentes celebridades, transmitida em mais de 70 comerciais só na Califórnia e mais de 350 ao redor dos Estados Unidos. Estima-se que 80% dos americanos foram impactados com o bigode de leite acompanhado da emblemática pergunta.


Mas o consumo de leite é hábito antigo. A vaca domesticada surgiu há cerca de dez mil anos - e não demorou muito para os primeiros homens começarem a utilizar o leite do animal. Beber leite, puro e cru, começou a ser um hábito entre agricultores e pastores da Europa Ocidental - estes porém, tinham uma alta intolerância a lactose e, por isso, o hábito se tornou um problema e passou a ser evitado. Com o tempo, o homem desenvolveu uma resistência à lactase e isso permitiu o maior consumo de leite em diversas civilizações. Segundo Laure Ségurel, do Museu da Humanidade em Paris, "O alelo da persistência da lactase surgiu no sul da Europa há cerca de 5 mil anos e, depois, isso começou a acontecer na Europa central há cerca de 3 mil anos".


O leite, assim, ganhou maior popularidade pelo mundo como bebida, base para preparos e até mesmo como produto estético - reza a lenda que a rainha egípcia Cleópatra tomava banhos em leite de burra, e que as rainhas Catherine Parr, a última esposa de Henrique VIII, e Elizabeth I, filha do emblemático rei inglês, tomavam banhos de leite de vaca para terem uma pele mais jovem.


Com o tempo, o leite foi sendo bastante consumido principalmente na Europa e nos Estados Unidos, até a metade dos anos 1990, início dos 2000, quando, cada vez mais, leites de origem vegetal passaram a fazer sucesso, principalmente com as novas gerações, caindo assim o consumo de leite animal em algumas regiões.

🛁 Elizabeth Taylor como Cleópatra, filme de 1963.