top of page

"Fortunes of a Nation"ou os biscoitinhos da "sorte" com frases icônicas de Donald Trump

Com excertos de discursos e tweets das absurdas "profecias" do ex-presidente americano Trump, o fotógrafo Henry Hargreaves criou esses biscoitos da des-fortuna.


Ironicamente criados nos Estados Unidos, os tais biscoitinhos foram associados à culinária chinesa durante a Segunda Guerra Mundial quando, com o fechamento de muitas padarias japonesas no país, empresários chineses que já faziam sucesso com suas comidas, tomaram o lugar dos vizinhos padeiros e inseriram os biscoitos preparados pelos antigos donos em seus restaurantes - eu falei mais sobre isso em um post de nov 2020.


“O biscoito da sorte moderno é uma invenção americana - uma apropriação cultural passada como um costume chinês. Hoje, esses biscoitos são produzidos em massa, com adição de açúcar e corante artificial para atingir o sabor doce e a coloração laranja que identificamos como o final lúdico de uma refeição para viagem. Eu sentia que a mensagem em um biscoito da sorte era mais frequentemente um mau conselho do que uma pérola de sabedoria. Quando ouço as profecias do presidente Trump, geralmente paro um momento para verificar se não perdi algo profundo - mas então percebo que não.” contou Hargreaves.













bottom of page