top of page

"Coreia do Norte" livro de Stephan Gladieu

"Poucos países são tão impenetráveis como a Coreia do Norte", falou a jornalista Mariane Morisawa no Estadão semana passada, referindo-se ao documentário "Coreia do Norte – A Mente do Ditador" de David Glover.


Quando falamos de Coreia do Norte falamos de dinastia. Falamos de um avô, de um pai e de um filho. Falamos de tensões internacionais e de ameaças nucleares. Mas, raramente, falamos sobre o povo norte coreano. Como é sua vida? Sua rotina? O que comem? E foi com essas questões em mente que o fotógrafo francês Stephan Gladieu viajou três vezes para o país, entre 2016 e 2020, para capturar cenas cotidianas da terra de Kim Jong-un - coisa rara.


Retratos são bastante comuns na Coreia do Norte: ruas, transportes públicos, casas, museus e hotéis abrigam imagens da controversa família Kim, como lembretes constantes dos Líderes Supremos dessa história em andamento. Mas pouco se vê retratos de pessoas comuns, fazendo coisas corriqueiras no país - e, com certeza, muito menos fora dele.


No livro "Coreia do Norte" de Stephan Gladieu, lançado em 2020, podemos ver cenas cotidianas de norte coreanos, poucas vezes divulgadas por e para ocidentais.








📚 "Coreia do Norte", Stephan Gladieu, 2020. R$180,00 na @amazonbrasil


bottom of page