top of page

Comidas que sobrevivem ao tempo

Quem nunca comeu comida para lå da validade? Aqui em casa, na verdade, poucas coisas de fato tem prazo de validade - ou elas acabam no tempo certo, ou são coisas que, na minha cabeça, duram muito mais do que a data na embalagem.

Mas existem comidas que sobrevivem ao tempo, muito além de qualquer item da sua geladeira. Acredite se quiser, mas algumas das comidas mais antigas do mundo podem ser consumidas até os dias de hoje.


đŸ–Œ Expostas em museus diversos ao redor do mundo, elas infelizmente nĂŁo podem de fato ser consumidas - o que significa que vocĂȘ provavelmente jamais vai provar uma manteiga de quase 2.500 anos, a menos que se torne amigo de uns camponeses irlandeses sortudos.

🧈 A manteiga mais antiga do mundo estĂĄ exposta no Museu Nacional da Irlanda. Moradores das ĂĄreas rurais na Irlanda ocasionalmente encontram blocos de manteiga enterradas em recipientes de madeira, potes de barro e peles de animais que estĂŁo por lĂĄ hĂĄ centenas de anos. Aparentemente, a manteiga milenar mantĂ©m uma textura e aroma caracterĂ­sticos, mas com um sabor extremamente pungente.


đŸ„© Exposta no Metropolitan Museum of Art em NY, uma paleta de boi mumificada de 3.500 anos de idade, foi encontrada no tĂșmulo do prĂ­ncipe Amenemhat no Egito, e Ă© uma das muitas "mĂșmias de carne" encontradas ao lado dos restos mortais de nobres egĂ­pcios. Dizem inclusive que TutancĂąmon foi enterrado com vĂĄrias aves e bois ao redor de seu corpo.



🍗O suposto presunto mais antigo do mundo tem 119 anos, e estĂĄ exposto no Isle of Wight County. Ele foi curado em 1902 pela empresa de carnes Gwaltney Foods, e esquecido nas prateleiras atĂ© se tornar item de museu.


đŸ·A garrafa de vinho mais antiga tem cerca de 1700 anos, e foi encontrada numa tumba romana, perto da cidade de Speyer, na Alemanha. Na escavação de 1867, foram descobertas diversas garrafas, sendo essa a Ășnica que ainda tinha lĂ­quido dentro. A bebida Ă© provavelmente uma mistura de uvas, ervas e azeite de oliva, seladas com cera de abelhas.



🍰 JĂĄ o bolo de casamento mais antigo da histĂłria, assado em 1898, embora permaneça praticamente intacto no Cake Willis Museum, Ă© um que realmente nĂŁo daria para comer hoje de forma alguma... đŸ˜·





bottom of page