top of page

Comida de Rua soterrada sob o Vesúvio

Soterrada sob o Vesúvio, Pompeia, a cidade romana destruída pelo vulcão em 79 d.C., vem há anos nos saboreando com as histórias que ali se contam de um passado remoto e que alimentam nosso imaginário contemporâneo.


🌋No final do ano passado, arqueólogos descobriram um termopólio, um stand de comida de rua, praticamente intacto. Decorado com diversos afrescos, a maioria das pinturas representam opções do menu, além da imagem de uma Nereida, as ninfas do mar da mitologia grega, e um curioso afresco de um cachorro com a frase (ou uma pixação) “nicia cineadecacator", um insulto ao tal do Nicia (algo como "Nicia é um cagão") - vai saber...


🐌Ossos de pato, porco, cabras, aves, peixes e caracóis foram encontrados entre os restos das opções do menu de "take away" romano. Em algumas garrafas foram detectados fragmentos de grãos moídos, além de restos de vinho e de favas, provavelmente usadas para clarificar o vinho - no livro De Re Coquinaria, Apicius instrui colocar favas e claras de ovo em vinhos turvos.


🏺Foram encontrados também alguns recipientes com restos de comida, provavelmente usados para colocar as opções para viagem, além de nove ânforas, uma patera de bronze, dois frascos e uma panela de cerâmica.


👷Arqueólogos acreditam que esse termopólio é um de, provavelmente, oitenta outros stands de "street food" na região - esse, porém, foi o único encontrado intacto até agora.









bottom of page