top of page

Banquetes e receitas babilônicas

"...Eles entraram, foram tomados de alegria, beijaram-se, participaram do conselho, falaram, se introduziram no festim, comeram cereais, beberam cerveja à vontade, e encheram suas taças de cerveja suave. De tanto beber cerveja, o corpo deles estava saciado, estavam todos enlanguescidos, com o coração alegre..."

Os banquetes na Babilônia tinham uma importante função social. No trecho acima, do poema babilônico da Criação, o mais eminente dos deuses reúne os homens em uma grande refeição para procurar quem iria combater o Mar.


Estes banquetes eram cultos, formas de se conectar com os deuses, de celebrar vitórias e de, principalmente, socializar. Os casamentos da época, por exemplo, eram oficializados com a organização de um banquete onde dava-se de presente as comidas usadas na cerimônia. Todos comiam da mesma bandeja e bebiam da mesma taça (pânico em tempos pandêmicos) para estabelecer alianças entre todos ali presentes. Comia-se carnes, pães, legumes, frutas e bolos de mel acompanhados de vinho e de fermentados de cevada ou tâmaras.


Os receituários mais antigos do mundo, por sinal, foram escritos provavelmente em Larsa, na Suméria, a mais antiga civilização conhecida da região do sul da Mesopotâmia, há cerca de 4 mil anos, em pedras hoje pertencentes à Yale Babylonian Collection. Algumas dessas receitas foram traduzidas, como o caldo de sangue com leite azedo ou o ensopado de cordeiro com pão de cevada - não me soa mal. A maioria das receitas engloba caldos de carnes e ensopados com muitos vegetais. Abaixo, algumas dessas receitas - quem se aventura a experimentar?



Puhādi: Paleta de cordeiro é usada. Você prepara água. Você adiciona gordura. Você adiciona sal moído fino, pães de cevada seco, cebolas, chalota persa, leite, alho poró e alho.


Elamūtum: Não se usa carne. Você prepara água. Você adiciona gordura. Dill, alho poró, coentro, alho coberto com sangue de carneiro, quantidade proporcional de leite azedo, e mais alho.


Tuh'u: Pernil é usado. Você prepara água. Você adiciona gordura. Sal, cerveja, cebola, rúcula, coentro, chalota persa, cominho, beterraba vermelha, alho poró e alho. Jogue sementes de coentro e coentro fresco.


bottom of page