As jogatinas do Conde de Sandwich e o pastrami do Z Deli

Updated: Oct 2, 2018

tempo de leitura: 1 minuto.

Sanduiche de pastrami do Z Deli Sandwich Shop
Sanduiche de pastrami do Z Deli Sandwich Shop / Foto: Z Deli - Divulgação

Não tem como não amar o Z Deli. Para mim, tudo que experimentei sempre foi de comer de joelhos. Um dos meus sanduiches favoritos é o de pastrami, que é curado por mais de sete dias na casa, resultando numa carne saborosa, temperada e bastante defumada, acompanhada de um pão feito por eles, com picles bem crocante e mostarda.


Combinar pão com carnes e recheios foi uma das melhores invenções do homem. O curioso é que ela apenas foi criada por volta de 1700 por ninguém mais ninguém menos que o inglês John Montagu, o 4º Conde de Sandwich.

Pastrami e Pastrami Fries / Foto Instagram @zdelisandwiches


Reza a lenda que o conde de Sandwich era um homem de muitos vícios. Um dos piores era o jogo e suas intermináveis noitadas apostando as tampas como se não houvesse amanhã.

Montagu era tão viciado, que não saía da mesa por nada, nem mesmo para comer. Quando estava à beira da desnutrição, pedia a seu criado que levasse para ele fatias de carne, e para que pudesse comer sem sujar as mãos, e por ventura ter que parar de jogar, solicitava que este colocasse a carne entre fatias de pão, matando assim a fome sem correr riscos de perder o jogo!

Este habito tornou-se famoso entre jogadores de plantão, que pediam a seus criados “o mesmo que Sandwich”, dando assim origem ao nome desta maravilha.

Retrato de John Montagu, 4th Conde de Sandwich
Retrato de John Montagu, 4th Conde de Sandwich, 1782