top of page

Arroz Porfiado, fanzine sobre pratos típicos do Equador

A nona edição do fanzine equatoriano Arroz Porfiado fala sobre pratos típicos da cozinha do Equador. 🇪🇨🍛 Idealizado pelo artista visual e ilustrador Diego Molina @diegumberrto, o zine traz pratos, cenas e preparos clássicos de diversos lugares do país, interpretados por diferentes artistas nacionais.


"Se tem algo definitivamente bom no Equador, é a comida. Basta caminhar por algum mercado popular, ou pegar um ônibus e chegar em um desses povoados escondidos, na serra, costa ou ao leste, para saber que a terra é sagrada e a comida uma benção. O espírito se alegra diante da exibição de sabores que só a sabedoria popular soube juntar nas panelas e nos pratos: ensopados, ceviches, sancochos [sopa feita com carnes, raízes, vegetais e temperos], banderas [tipo de PF equatoriano] locros [sopa cremosa de batata e queijo] e caldos, inebriam nossos olhos enquanto seus guardiões falam em coro "venha bonito, venha bonita" e você cede, satisfeito, seduzido diante do tamanho aroma e bondade. (...) Esta edição de Arroz Porfiado extrai os sabores da terra para servi-los quentes em sua mesa. Os olhos degustam a forma, a textura e o sabor daquilo que nos identifica, enchendo de felicidade o estômago e, claro, o coração." Texto de abertura do Fanzine, por Israel Muñoz.


📚 Um Fanzine é uma publicação independente, feita para expressar ideias de forma livre, alternativa, sem normas e restrições. Os fanzines possuem um aspecto efêmero, manual, libertário, dispensando regras fixas de projeto editorial, linguagem, tiragem e identidade visual.









bottom of page