top of page

Amezaiku: a tradicional arte de preparar balas no JapĂŁo

Pirulitos ultra-realistas japoneses ou Amezaiku: a tradicional arte de preparar balas no JapĂŁo.


🍭 Usando mizuame, ou "doce de ĂĄgua", uma espĂ©cie de açĂșcar transparente e espesso, muito usado em Wagashi (aqueles doces tradicionais da confeitaria japonesa), os artesĂŁos de Amezaiku esculpem o caramelo translĂșcido criando pequenas esculturas comestĂ­veis.


🍬 A arte do Amezaiku começou no sĂ©culo VIII, durante o PerĂ­odo Heian (794 d.C. - 1185), como doces para serem oferecidos em templos de Kyoto. No perĂ­odo Edo (1603-1868), o doce se popularizou, principalmente pela facilidade de acesso ao seu ingrediente base, o mizuame, fazendo com que virasse uma forma de entretenimento em todo paĂ­s. Desde entĂŁo, a tradição dos doces foi sendo esquecida, o que faz com que quase nĂŁo exista literatura sobre a tĂ©cnica e apenas pouquĂ­ssimos artesĂŁos mantĂ©m a tradição nos dias de hoje.


🧑‍🍳 Um dos confeiteiros de Amezaiku mais famosos hoje em dia Ă© Shinri Tezuka, dono da tradicional loja de doces Ameshin, em Tokyo. Com a ajuda de uma tesoura, Tezuka aquece o Mizuame a cerca de 90°C, esculpindo o caramelo em poucos minutos, tempo em que demora para endurecer, sem ser cortado ou raspado, mas apenas manipulado preso a um palito.











bottom of page