Amezaiku: a tradicional arte de preparar balas no Japão

Pirulitos ultra-realistas japoneses ou Amezaiku: a tradicional arte de preparar balas no Japão.


🍭 Usando mizuame, ou "doce de água", uma espécie de açúcar transparente e espesso, muito usado em Wagashi (aqueles doces tradicionais da confeitaria japonesa), os artesãos de Amezaiku esculpem o caramelo translúcido criando pequenas esculturas comestíveis.


🍬 A arte do Amezaiku começou no século VIII, durante o Período Heian (794 d.C. - 1185), como doces para serem oferecidos em templos de Kyoto. No período Edo (1603-1868), o doce se popularizou, principalmente pela facilidade de acesso ao seu ingrediente base, o mizuame, fazendo com que virasse uma forma de entretenimento em todo país. Desde então, a tradição dos doces foi sendo esquecida, o que faz com que quase não exista literatura sobre a técnica e apenas pouquíssimos artesãos mantém a tradição nos dias de hoje.


🧑‍🍳 Um dos confeiteiros de Amezaiku mais famosos hoje em dia é Shinri Tezuka, dono da tradicional loja de doces Ameshin, em Tokyo. Com a ajuda de uma tesoura, Tezuka aquece o Mizuame a cerca de 90°C, esculpindo o caramelo em poucos minutos, tempo em que demora para endurecer, sem ser cortado ou raspado, mas apenas manipulado preso a um palito.











@shinri_tezuka