top of page

A histĂłria da Rabanada


Ano passado entrei numa obsessĂŁo tĂŁo grande por rabanadas no Natal que, no caminho entre a cozinha e a mesa de jantar, enfiei umas 3 na boca de uma vez, acabei engasgando e fazendo todo mundo sentar longe de mim achando que podia estar com covid. NĂŁo gente, era tosse de engasgo de rabanada muito quente - literalmente, muita sede ao pote. Esse ano, aguardo ansiosa pela tradicional leva da @nataliemehler no dia 24.


🍞A rabanada teve muitos nomes atravĂ©s da histĂłria: pain perdu, french toast, torrija, fatia dourada, parida, bread and butter pudding, arme ritter, suppe dorate, poor knights of Windsor e por aĂ­ vai. Com um ou outro ingrediente diferente, as rabanadas sĂŁo fatias grossas de pĂŁo amanhecido, mergulhadas em leite, ovos e fritas em Ăłleo, finalizadas com açĂșcar. Crosta dourada, crocante, caramelizada. Interior Ășmido, esponjoso, salivante.


đŸ„›Criada para aproveitar o pĂŁo amanhecido, sabe-se que as Rabanadas jĂĄ existiam pelo menos desde o ImpĂ©rio Romano, conhecidas como "Pan Dulcis". Sua receita mais antiga se encontra no livro de Apicius, gastrĂŽnomo do sĂ©c I, como “aliter dulcia”, algo como "outro prato doce". Na receita, "corte o pĂŁo fino, retire a crosta e quebre-o em pedaços bastante grandes. Mergulhe no leite e no ovo batido, frite em Ăłleo, cubra com mel e sirva."


đŸ„šAs rabanadas se popularizaram na Idade MĂ©dia por ser uma boa forma de reaproveitar o alimento - daĂ­ veio tambĂ©m a simbologia cristĂŁ para a receita. O pĂŁo velho e rançoso - literalmente "pain perdu" ou pĂŁo perdido - mergulhado em leite e ovos e frito em chapa quente com gordura, tornou-se prato estimado por todas as classes do perĂ­odo medieval.


🍯Com diferentes receitas por toda Europa, as rabanadas alemĂŁs, ou as "arme ritter", jĂĄ faziam sucesso desde o sĂ©culo XIV, mesma Ă©poca em que, na França, o cozinheiro Taillevent preparava as "toastĂ©es dorĂ©es", com pĂŁo duro imerso em ovo e frito - aqui, sem uso de leite. Em 1450 a receita de "Suppe dorate" de Maestro Martino no "Libro de arte coquinaria", recomendava que se embebesse fatias de pĂŁo branco em ovos, açucar e ĂĄgua de rosas, se fritasse em banha e regasse com uma mistura amarela de ĂĄgua de rosas e açafrĂŁo đŸ€€








bottom of page