A História do Pesto

O ancestral do molho Pesto chamava-se Moretum e era muito usado na Roma Antiga como tempero para carnes e pães. 🌱 Ele é citado na coleção de poemas Appendix Vergiliana (I dC) como uma pasta feita de alho amassado, sal, queijo, ervas, azeite e vinagre: “(...)Grumos de sal esparge e um queijo com sal ressecado é somado; coloca em cima as ervas já ditas e com a esquerda sustenta a veste sob ventre peludo – com um pilão a direita primeiro amacia moscados alhos, logo esfrega tudo com o suco gerado. Vão em giro as mãos: aos poucos cada atributo próprio perdem, e a cor é uma dentre diversas: nem é um todo verde, pois partes leitosas resistem; nem como leite brilha, pois era mudado por ervas. Várias vezes atinge as narinas expostas o cheiro acre, e condena o seu desjejum com nariz contraído, várias vezes esfrega com a mão os olhos chorosos, e furioso com a injusta fumaça insultos resmunga. Continuava o trabalho, não inconstante como antes, mas mais pesado o lento pilão em círculo ia. Gotas de azeite de Palas Atena coloca em seguida e derrama em cima o vigor do parco vinagre e de novo combina o trabalho. Retira a mistura. Logo por fim com dois dos seus dedos toda a tigela raspa e junta em uma esfera as partes distantes, o que condiz com a aparência e o nome do feito Moretum.(...)“

🖼️: Mural romano de I a.C.. Dois homens cortando um cervo, alho e outros ingredientes em uma mesa para temperar a carne.


Anos depois disso, na Idade Média Italiana, outra pasta ganhou o gosto popular, a Agliata - alho amassado misturado com nozes, bastante consumida na Ligúria, principalmente por pescadores que a usavam para temperar seus peixes. A introdução do manjericão aconteceu anos mais tarde, registrado pela primeira vez no século XIX, no livro La Cuciniera Genovese de 1863 de Giovanni Battista Ratto: "Pegue um dente de alho, manjericão ou, quando falta, manjerona e salsa, parmigiano ralado e misture-os com pinhões e esmague-os todos juntos em um pilão com um pouco de manteiga até reduzir a pasta. Depois Lasanha ou Trofie são cobertos por este mosto, tornando-o mais líquido com um pouco de água quente sem sal”.