A beleza oculta das sementes e frutas

Uma semente de mandioca

Mandioca, Aipim, Macaxeira, Manihot esculenta


Talvez você nunca tenha visto. Até mesmo porque o plantio da mandioca normalmente é realizado com manivas. Mas a mandioca tem flor, fruto e sementes - essa capsula ai da foto, um fruto com sementes que se abrem na planta quando madura.

A imagem faz parte do livro "The Hidden Beauty of Seeds & Fruits" (a beleza oculta das sementes e frutas), um ensaio sobre o mundo da carpologia, ou o estudo das sementes e frutos, do fotógrafo inglês Levon Biss, a partir da coleção do Jardim Botânico Real de Edimburgo.


Na capital da Escócia, além de lindo, o Jardim Botânico Real abriga uma das maiores coleções de espécies botânicas do mundo, com frutos e sementes do mundo todo, colecionados através de séculos para uso científico e educacional. “O objetivo do meu trabalho é trazer à tona detalhes da natureza que normalmente são invisíveis ao olho humano. Ao fazê-lo, a fotografia fornece uma ligação vital entre jardins botânicos ou museus e o público, permitindo que as coleções que normalmente estão escondidas sejam apresentadas", disse Biss que acompanhou as imagens do livro com infos de morfologia, história, localização e reprodução dos frutos e sementes retratados.


Com cerca de 100 unidades por espécie, o fotógrafo selecionou 117 sementes do Jardim Botânico para retratar sua "beleza oculta", evidenciando detalhes pouco visíveis a olho nu. Espécies como a fotogênica sudeste-asiática Ko Phuang, ou raridades ameaçadas de extinção, como a Coco-do-mar, fruto de uma palmeira do Índico, é a maior semente que existe. Hoje ela resiste em duas ilhas do arquipélago de Seychelles, exibindo seus voluptuosos frutos de até 40kg.


"No Jardim Botânico, cada espécie está contida em uma pequena caixa e, às vezes, você encontra uma nota manuscrita em um pedaço de papel onde o botânico forneceu uma descrição visual dos arredores onde a semente foi encontrada. Algumas têm mais de 100 anos... A leitura dessas notas tão pessoais me fizeram imaginar o que o botânico teve que passar para encontrar aquela espécie. Quais foram as condições de sua viagem? O que eles tiveram que fazer para trazer a semente de volta para Edimburgo?"


🌱Coco-de-Mar, Lodoicea maldivica


🌱Pêra selvagem do Himalaia, Pyrus pashia


🌱Ketepuk, Claoxylon longifolium var. rugifrux


🌱Flor da coroa, Calotropis gigantea


🌱Two-Spined Singhara Nut, Trapa natans var. bispinosa


🌱Candlestick, Banksia attenuata


🌱Birthwort, Aristolochia clematitis


🌱Perna-de-moça, Brachychiton populneus


🌱Ko Phuang, Lithocarpus aggregatus