top of page

A beleza oculta das sementes e frutas

Uma semente de mandioca

Mandioca, Aipim, Macaxeira, Manihot esculenta


Talvez vocĂȘ nunca tenha visto. AtĂ© mesmo porque o plantio da mandioca normalmente Ă© realizado com manivas. Mas a mandioca tem flor, fruto e sementes - essa capsula ai da foto, um fruto com sementes que se abrem na planta quando madura.

A imagem faz parte do livro "The Hidden Beauty of Seeds & Fruits" (a beleza oculta das sementes e frutas), um ensaio sobre o mundo da carpologia, ou o estudo das sementes e frutos, do fotĂłgrafo inglĂȘs Levon Biss, a partir da coleção do Jardim BotĂąnico Real de Edimburgo.


Na capital da EscĂłcia, alĂ©m de lindo, o Jardim BotĂąnico Real abriga uma das maiores coleçÔes de espĂ©cies botĂąnicas do mundo, com frutos e sementes do mundo todo, colecionados atravĂ©s de sĂ©culos para uso cientĂ­fico e educacional. “O objetivo do meu trabalho Ă© trazer Ă  tona detalhes da natureza que normalmente sĂŁo invisĂ­veis ao olho humano. Ao fazĂȘ-lo, a fotografia fornece uma ligação vital entre jardins botĂąnicos ou museus e o pĂșblico, permitindo que as coleçÔes que normalmente estĂŁo escondidas sejam apresentadas", disse Biss que acompanhou as imagens do livro com infos de morfologia, histĂłria, localização e reprodução dos frutos e sementes retratados.


Com cerca de 100 unidades por espĂ©cie, o fotĂłgrafo selecionou 117 sementes do Jardim BotĂąnico para retratar sua "beleza oculta", evidenciando detalhes pouco visĂ­veis a olho nu. EspĂ©cies como a fotogĂȘnica sudeste-asiĂĄtica Ko Phuang, ou raridades ameaçadas de extinção, como a Coco-do-mar, fruto de uma palmeira do Índico, Ă© a maior semente que existe. Hoje ela resiste em duas ilhas do arquipĂ©lago de Seychelles, exibindo seus voluptuosos frutos de atĂ© 40kg.


"No Jardim BotĂąnico, cada espĂ©cie estĂĄ contida em uma pequena caixa e, Ă s vezes, vocĂȘ encontra uma nota manuscrita em um pedaço de papel onde o botĂąnico forneceu uma descrição visual dos arredores onde a semente foi encontrada. Algumas tĂȘm mais de 100 anos... A leitura dessas notas tĂŁo pessoais me fizeram imaginar o que o botĂąnico teve que passar para encontrar aquela espĂ©cie. Quais foram as condiçÔes de sua viagem? O que eles tiveram que fazer para trazer a semente de volta para Edimburgo?"


đŸŒ±Coco-de-Mar, Lodoicea maldivica


đŸŒ±PĂȘra selvagem do Himalaia, Pyrus pashia


đŸŒ±Ketepuk, Claoxylon longifolium var. rugifrux


đŸŒ±Flor da coroa, Calotropis gigantea


đŸŒ±Two-Spined Singhara Nut, Trapa natans var. bispinosa


đŸŒ±Candlestick, Banksia attenuata


đŸŒ±Birthwort, Aristolochia clematitis


đŸŒ±Perna-de-moça, Brachychiton populneus


đŸŒ±Ko Phuang, Lithocarpus aggregatus



bottom of page