top of page
Writer's pictureKatherina Cordás

Um exército marcha sobre seu estômago

“Um exército marcha sobre seu estômago”, disse Napoleão Bonaparte. Nenhuma guerra pode ser vencida de barriga vazia. Pois bem, em meio a nossa guerra atual contra um inimigo invisível, nutrimo-nos de boa comida!


Para Napoleão, soldados de barriga vazia ficavam nervosos, impulsivos, irritados e com vontade de ir embora em vez de lutar - me identifico! Comida esta ligada a bem estar: muitos alimentos têm propriedades que provocam o bom-humor, a tranquilidade e consequentemente a felicidade. Cientificamente, a comida aumenta a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina), criando uma real sensação de bem-estar.


Mas a felicidade que a comida traz vai além de suas propriedades neuroquímicas... é também ligada à memória. Quem não lembra da cena final de Ratatouille? O sabor da comida tem o poder de evocar lembranças e nos trazer sensações diversas. Vale lembrar que o sabor é uma junção do gosto, o que sentimos na língua (que corresponde a 20% do sabor); das sensações que vem à boca, como texturas e temperaturas (10% do sabor) e do aroma, o que realmente influencia a nossa percepção (70% do sabor).


Marcel Proust (1871-1922) falava disso melhor que ninguém - as recordações colocam em um mesmo plano o passado e o presente. O famoso trecho das madeleines já diz tudo: "Mas no mesmo instante em que aquele gole, de envolta com as migalhas do bolo, tocou o meu paladar, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem noção da sua causa. Esse prazer logo me tornara indiferentes as vicissitudes da vida, inofensivos os seus desastres, ilusória a sua brevidade, tal como o faz o amor, enchendo-me de uma preciosa essência: ou antes, essa essência não estava em mim; era eu mesmo."


Neste momento em que vivemos, de solidão e incertezas, pequenos gestos hedonistas podem trazer tranquilidade. Brindemos o prazer que a comida pode evocar e as pequenas pílulas de boas memórias que ela é capaz de proporcionar. Coma suas comidas favoritas, beba um bom vinho, arrume a mesa, afague seu paladar e deixe, mesmo que por alguns minutos, os prazeres da mesa trazerem um pouco de felicidade.



ความคิดเห็น


bottom of page