Japão: história do Yakitori

Os yakitoris (espetinhos de 🐔 grelhados), começaram a aparecer no Japão na metade da Era Meiji (1868-1912), principalmente nos chamados Yatai (barracas de comida de rua) onde eram grelhados no carvão e pincelados com molho antes de serem servidos – dizem que o cheiro do carvão e do molho atraia os japoneses que até então ficavam receosos com o cheiro de carne assada, por conta das antigas tradições vegetarianas budistas.

Mas os yakitoris só ficaram realmente populares no final dos anos 1950 quando outro tipo de frango mais carnudo foi inserido pelos americanos – até então eles consumiam basicamente galos. Assim como os izakayas, os yakitoris ficaram famosos entre os trabalhadores que saiam do emprego em busca de um petisco antes de voltar pra casa.

📸 Nas fotos, o Yakitori Asagaya Birdland em Tokyo (1⭐ #michelin) que usa frango Okukuji Shamo, tão bem tratado e preparado que pode ser servido cru. 1. com wasabi; 2. o chef Mr. Chino; 3. Pele ; 4. Ostra ; 5. shiitake; 6. Almondega; 7. Moela; 8. Caciocavallo ; 9. Chicken rice.