“Batido, não mexido": as comidas do 007

“Batido, não mexido", truque indispensável do Dry Martini, ou Vesper Martini, de James Bond, mencionado a primeira vez no livro Casino Royale, de 1953: “Em uma taça goblet, coloque três medidas de Gordon, uma de vodca, metade de Kina Lillet. Bata bem até que esteja muito gelado, então adicione uma fatia de limão”.🍸🕵



Neste sábado, faleceu o ator escocês Sean Connery, o primeiro e, com certeza, o maior intérprete do agente secreto mais famoso do cinema. Embora 007 tenha ficado conhecido pelos inúmeros martinis e por seu irresistível poder de sedução, nos livros do escritor Ian Fleming, criador de Bond, comida também tem um papel importante na trama. O agente secreto do MI6 gostava de caviar Beluga, lagosta, abacate com molho francês e ovos, muitos ovos. “O café da manhã era a refeição favorita de Bond”, escreveu Fleming em "Moscou contra 007". Bacon, café, suco de laranja, torradas, geléia e ovos - geralmente mexidos, embora também não negasse um bom Eggs Benedict. Em "Viva e Deixe Morrer", antes de iniciar a investigação na Jamaica, Bond "de shorts e sandálias, tomava o café da manhã na varanda e contemplava a paisagem ensolarada de Kingston e Port Royal" saboreando a fruta "paw-paw com uma rodela de limão, um prato de bananas vermelhas, maçãs e tangerinas, ovos mexidos e bacon, café Blue Mountain, marmelada jamaicana e geleia de goiaba." Em "007 contra Octopussy", durante uma rápida passada em NY, Bond vai ao Hotel Plaza: “Eles não o conheciam lá, mas ele sabia que poderia conseguir o que queria comer... Mais um dry martini, salmão defumado e ovos mexidos que instruiu-os a fazer.” Aqui, a receita dos tais ovos, segundo Fleming:


"Ovos Mexidos ‘James Bond’

12 ovos

Sal e pimenta

150g de manteiga


Quebre os ovos em uma tigela. Bata bem com um garfo e tempere. Em uma panela de cobre derreta uma parte da manteiga. Despeje os ovos e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo continuamente com um batedor de ovos. Com os ovos úmidos, retire a panela do fogo, acrescente o resto da manteiga e continue batendo por meio minuto, adicionando a cebolinha picada ou ervas finas. Sirva com torradas quentes com manteiga em pratos individuais de cobre com champanhe Taittinger."