Carnelevarium: se abster de carne em latim. 🎊
O carnaval surgiu como um festivo intervalo de liberdade antes da quaresma. Na Idade Média se tinha o costume de comer muuuito nesse período para compensar os dias difíceis e esfomeados que estavam por vir.
Foto: minha família em 1963, embora eu só reconheça minha avó nessa foto, em um almoço de carnaval na casa dela.
Mas antes disso o carnaval já existia em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem a Saturno, na Roma antiga.
No Brasil, o carnaval começou no século XVII com o Entrudo Português (entrudo: início, começo, abertura da Quaresma), uma festa com enormes bonecos que desfilavam nas ruas, pessoas com rostos pintados e brincadeiras de jogar farinha, água, ovos, limão, café, groselha, lama e até urina umas nas outras – o que fez a festa ser considerada violenta pela elite colonial.
Foto: Jogos durante o entrudo no Rio de Janeiro. Aquarela de Augustus Earle, c.1822.
Por volta do século XIX a mesma elite que reprimia os entrudos criou os famosos bailes de carnaval que aconteciam em teatros e clubes privados repleto de pompa, música e coquetéis abundantes. Nessa época surgiram também as marchinhas, que ganharam fama máxima com o clássico Abre-alas de Chiquinha Gonzaga.
Foto: Jean Baptiste Debret. Carnaval. 1827.
Foto: Pieter Bruegel, Luta entre o Carnaval e a Quaresma, 1559. Kunsthistorisches Museum de Viena
Foto: Bloco de rua Inocentes do Valadares, c. 1960 por Marcel Gautherot - Instituto Moreira Salles
Augusto Malta. Carnaval na avenida Central, atual avenida Rio Branco, c. 1906. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS.
Comments